

A Geografia da Energia
Pós Graduação em Geografia


Energia Geotérmica

POTÊNCIAL
Na Itália, 32 usinas já aproveitam vapor a cerca de 180º C para movimentar turbinas, gerando 5 milhões de kWh (quilowatts-hora) por ano, o suficiente para atender 2 milhões de famílias. Segundo a Enel, empresa de energia italiana, até 2010 esse índice deve aumentar 13%. Outro país que também usufrui desse potencial é a Islândia, depois vêm México, Portugal, Japão e Alemanha. O Brasil planeja entrar nessa lista. Investimentos estão na pauta da exploração do aquífero Guarani (maior reserva subterrânea de água doce do mundo, que abrange parte dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A temperatura de sua água oscila entre 40 e 80º C - capaz de aquecer a água de edifícios ou casas e sistemas de calefação e lareiras. “A exploração dessa energia poderá ser vantajosa nas regiões Sul e Sudeste, mais frias e próximas ao aquífero”. [Revista Planeta Sustentável, 23 de março de 2015].
A energia geotérmica é a energia adquirida a partir do calor proveniente da Terra, em seu interior, a cerca de 64 quilômetros da superfície terrestre com uma temperatura que chega a atingir até 6.000 °C.
Através de perfurações em poços nos reservatórios geotérmicos pode se trazer a agua quente à superfície. Então, assim que a água quente e/ou vapor viaja dos poços até à superfície, podem ser usados para gerar a eletricidade em centrais geotérmicas ou para a energia para usos não elétricos.
Em centrais geotérmicas, o vapor fornece a energia que alimenta os geradores de turbina e produz a eletricidade. A água geotérmica usada é depois reenviada ao reservatório através de um poço de injeção, para ser reaquecida, para assim manter a pressão, e suportar o reservatório.
